segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O LADO B DA BÍBLIA II

Por Valden Rocha
O Velho Testamento está cheio de pedidos de Deus por coisas que fogem a minha compreensão. O tempo todo Deus faz pedidos por oferendas que sinceramente não sei para que serviria, sem falar das exigências dos cardápios.
Vejamos algumas delas:
Vacas, cabras, rolinhas, pombos, carneiros, pão (detalhe: sem fermento), codornas, azeites, frutas diversas, etc...
Algumas vezes faz pedidos de carnes assadas ou não, animais sem defeitos, a metade de um determinado animal, combinações de alimentos e outros estranhos pedidos. Na verdade é difícil compreender um Deus que faz tantos pedidos e exigência, já que o mesmo não tem um corpo material e que não necessitas dessas proteínas, dessas gorduras e de outros alimentos necessários para manutenção da vida terrena.
Outra coisa que é até engraçada, é que o Deus do velho testamento, além de dizer quais os dias de festa, diz também os pratos que serão servidos, agindo como promotor de eventos. Cito algumas dessas festas:
· A festa dos pães sem fermento;
· Festa da colheita;
· Festa da barraca.
As passagens da Bíblia que trata dessas predileções divinas são encontradas em quase todo o Velho Testamento, mais vou deixar apenas uma, em Êxodo 23.

“As três grandes festas – Três vezes por ano vocês comemorarão uma festa em minha honra. No mês de adibe, o mês que vocês saíram do Egito, comemorem a Festa dos Pães sem Fermento como eu ordenei. Durante os sete dias da festa não comam pão feito com fermento. Que ninguém venha me adorar sem trazer oferta.”(Êxodo 23)

Vejam que somente nessa passagem podemos observar que:

1. Deus é categórico em ordenar que se deve consumir pães sem fermento, como se a humanidade pudesse ser condenada por conta desse detalhe gastronômico;
2. E que os participantes são obrigados a levarem oferendas. Imagino algum desavisado chegando sem essa oferenda, o que seria dele;
3. A necessidade que o Onipotente tem, de que as pessoas estejam sempre adorando-o, é como se fosse um Deus carente e que sempre esta precisando de afagos.

Nenhum comentário: