quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Prognóstico ou Professia?

Acabei de apagar uma matéria do blog, que falava sobre os incentivos que o Brasil terá nos próximos anos em ciência e tecnologia, por conta de um assunto que acredito ter muito com a proposta do blog.
Não poderia deixar de incluir a matéria vinculada no “Jornal Expresso” de Portugal que fala da palestra proferida por um dos maiores cientistas da atualidade, Stephen Hawkins, onde ele faz um prognóstico pessimista sobre o planeta terra.

Veja a matéria

Hawking diz que explicações da Ciência não deixam espaço para Deus
Virgílio Azevedo*

O famoso cosmólogo acha que a Ciência está a dar cada vez mais respostas a perguntas que pertenciam ao domínio da religião.
Falando hoje aos jornalistas na Universidade de Santiago de Compostela, na Galiza, Stephen Hawking salientou que as leis em que se baseia a Ciência para explicar a origem do Universo "não deixam muito espaço nem para os milagres nem para Deus".
Citado pela edição online do diário espanhol "El País", o professor de Física Teórica da Universidade de Cambridge disse que acreditava que o desenvolvimento da Ciência permitirá um dia "dar uma resposta definitiva sobre a origem do Universo".
Referindo-se às experiências que vão ser levadas a cabo no LHC - o gigantesco acelerador de partículas do CERN, em Genebra, que agora está parado devido a uma avaria - Stephen Hawking acha que "seria muito mais interessante" para a Ciência se o LHC não encontrasse o bosão de Higgs, a partícula elementar que falta descobrir para completar o actual modelo de explicação da matéria, da sua composição e origem.
Com efeito, se o Higgs não fosse encontrado, os cientistas chegariam à conclusão "que algo está mal e que precisam de voltar a pensar sobre o assunto", isto é, a ciência teria de encontrar um novo modelo-padrão para explicar a matéria.
Sobre o a evolução da espécie humana, Hawking defendeu que "o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço" e fez um prognóstico muito pessimista: "Será muito difícil evitar um desastre no planeta Terra nos próximos cem anos".

Um comentário:

MASA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.