domingo, 18 de janeiro de 2009

O ÍMPIO

Por Valden Rocha

Recentemente estava na casa dos meus pais fazendo umas correções do meu texto que iria para o blog, e pedi que minha irmã me ajudasse com as correções ortográficas, quando ela de forma brincalhona fez o seguinte comentário: “Enquanto o nosso irmão prega o bem, você insiste em fazer o mau, depois eu leio”. Referindo-se aos textos que escrevo no blog. Naquele momento não dei muita importância, mais a frase ficou povoando meus pensamentos desde então.
Tal frase se referia ao outro irmão, que é formado em Teologia e o principal responsável por conduzir parte de minha família para o protestantismo, ficando eu com os meus questionamentos céticos.
O que minha irmã externou, na verdade é a posição de milhares de pessoas que se vestem com a burka da verdade religiosa.
Nas entrelinhas, o pano de fundo da frase, que de forma inconsciente, acredito eu, demonstra intolerância as opiniões divergentes, e um fundamentalismo religioso que começa a se manifestar, que claramente afirma: “se não é um dos nossos, é porque faz parte do mau”.
Essa intolerância religiosa é percebida facilmente nas escolas, ambiente de trabalho, em reuniões sociais e em rodas de amigos. Basta colocar em um mesmo ambiente um evangélico um judeu, um católico, e um espírita, ou qualquer outro que tenha um credo contrário, e então à celeuma esta formada.
E quanto maior o número de pessoas, maiores são as probabilidades de que guerras e atentados possam vir acontecer. Exemplos assim abarrotam a literatura da história da humanidade. Há! Não me lembro de nenhuma guerra ou atentado capitaneado por céticos.
Voltando para a frase que me motivou a escrever esse artigo, onde o conceito de bem e mau, perpassa os valores morais e éticos, mais pousa no colo do conceito da intolerância religiosa.
Quando me foi atribuído à ação de fazer o mau, parei pra reler todos os meus textos postados no blog, e diferentemente de alguns textos bíblicos, em nenhum momento fiz apologia à violência. Muito pelo contrario, deixo bem claro, a minha indignação perante as injustiças e mortes sofridas por milhões de pessoas inocentes por conta do fanatismo religioso, em decorrência de guerras santas, pela ausência de solidariedade dos grupos que se intitulam “os bons”, pela a intolerância de alguns grupos religiosos, pela imposição de credos, pelas fogueiras humanas da inquisição, e por outras barbáries cometidas em nome de Deus.
Que fique bem claro que minha posição contraria a religiosidade não é com os moderados, mais sim com os fanáticos e intolerantes, com os que desrespeitam o estado laico, que passam por cima dos princípios democráticos e que se julgam acima do bem e do mau.
Finalizo com uma frase de um escritor Israelense, chamado Amos Oz que diz: “Ele quer salvar sua alma, quer redimi-lo, quer libertá-lo do pecado, do erro, do fumo, da sua fé ou de sua falta de fé, quer melhorar seus hábitos de bebida ou de voto. O fanático importa-se muito com você, ele esta sempre se atirando no seu pescoço, porque o ama de verdade, ou apertando sua garganta, caso você prove ser irrecuperável.”

7 comentários:

Jannice Dantas disse...

Oi Valden, que mundo pequeno esse do blog né? Me diz onde tu me achou.

Concordo com quase tudo que vc falou, aliás, com tudo.Esse negócio de ficar querendo empurrar goela abaixo sua religião para o próximo é um afronte a democracia.

No entanto, nos dias de hoje, essa é uma características mais predominante dos evangélicos (ai meu Deus, olha o que eu to falando). Nada contra eles, inclusive, vez ou outra eu participo de algus cultos, mas, dificilmente vc vê um católico ou um espírita querendo convencer vc de que a religião dele é que é a melhor, única e certa.

Antigamente, bem antigamente mesmo, a igreja católica se utilizava da religião para se fortalecer politicamente e quantos inocentes foram parar em fogueiras ou em guilhotinas, somente pq discordavam de suas idéias? Que bom que tudo na vida muda e isso mudou também.

Acredito que para o homem aceitar melhor suas fraquesas se faz necessário acreditar numa força superior e não entendo pra que toda essa briga, se o nosso Deus é único, só muda de nome.

Espero que vc volte mais vezes para conversar na calçada comigo.

Bj

Anônimo disse...

eu respeito muito a sua opniao, mas aceitar seria ir contra a minha opniao, e quem sou eu p questionar DEUS? n questiono nem o seu blog, e acho q os crentes e descrentes deveriam se aceitar, imagina todo mundo co o mesmo pensamento e opniao? seria muito chato, eu pelo menos n aguentaria 2 isadora, muito menos 2 valdens! mas tb n seria facil viver sem um valden, todos tem seu valor neh, mas eh bom as vezes questionar em silencio, tiro pelo um ateu q ttrabalha comigo q eh mais chato q aqueles protestantes de esquina de terminal rodoviario, ele quer enfiar goela a baixo que deus n existe... tem gente q acredita em papai noel, qual o mal em acreditar em Deus, acho mais confortavel acreditar, to falando de mim...eu acho mais confortavel, isso n eh p todos...
O respeito vem de berco e n de religiao, a inteligencia vem da procura e n de religiao....a religiao aos ignorantes eh como uma bomba atomica, assim como a incredulidade...tudo tem q ter moderacao.FICA com DEUS! ALELUUUUUUUUUUUUUUUUIA, GLORIA A DEUS

Isadora Rocha

Anônimo disse...

Fala aih meu brother... com relação à forma de escrever parabéns, o texto tá muito bem escrito e, realmente você tem certa razão... mas te aconselho a dar uma lida na Bíblia de vez em quando e se possível antes de começar a leitura, elevar o pensamento em Deus e pedir direcionamento ao Espiríto Santo... Com certeza, no mínimo mais dúvidas surgirão com relação à sua incredulidade (?). Aproveito pra te convidar a ir na minha casa todas as segundas às 19:00hs, pra reunião da minha célula... lá de um modo muito simples podemos aprender junto alguma coisa com relação ao assunto. Fica na paz e grande abraço

Gilson José

Anônimo disse...

Ola Ímpio...rs..rs...


Vc esta escrevendo, melhor, sobre religiao, que a maioria destes jornalistas metidos a "popstar"...rs.rs....e o Amos Oz foi genial na sua colocacao...Parabéns!!! Ah!! Ia esquecendo: recomendei a leitura do seu blog a minha filha...e pra nao ser somente elogios...vade retro satanás

Gil

Cartunista Braga disse...

Como bom cristão que sou sugiro apurar-mos este assunto num boteco.

Cartunista Braga disse...

Valden, dá uma passada neste site, talvez você aproveite alguma coisa para seu blog ou, queira Deus, para sua vida. Shalon
http://www.olharprofetico.wiki.br/

Shirlley Camargo disse...

Olá Valden, acehi seu blog por acaso. Acabei de assistir um documentário sobre Palestinos e Israelenses (Doc: Um coração Palestino) sobre tranplante e doação de órgãos. Como sempre fiquei P da vida coma atitude dos "Herdeiros de Deus" Israelenses.

Concordo com vc quando diz que os crentes querem impor a religião a força, conheço isso de perto pois participei da Igreja Batista por 5 anos, e agora que não frequento e não concordo com muita coisa, faço parte do lado Mau...

Parabéns pelos textos!