sábado, 11 de outubro de 2008

O LADO B DA BÍBLIA I




Continuando minha leitura da Bíblia, e a cada dia fico mais surpreso com o que leio, pois estou conhecendo uma história cheia de traições, assassinatos, covardias e outras situações completamente condenáveis.
Dando continuidade ao que estou chamando o LADO B DA BÍBLIA, separei algumas situações para compartilhar com os leitores do blog.
Em Gênesis 6, Deus demonstra arrepender-se pela sua criação e decidiu exterminar com todos os seres vivos da terra, poupando apenas Noé com sua família e casais de alguns animais. Veja:



“O Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado, que disse:
Vou fazer desaparecer da terra essa gente, que criei, e também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves, pois estou muito triste porque os criei.
Más o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia.”



1º Já pensou se todos os pais ficassem triste com alguns dos seus filhos, por algum motivo, e os mesmo decidissem matá-los? É inteligente? Onde está o Deus amoroso que perdoa e que da oportunidade para o arrependimento?



2º Como Deus poderia errar na sua criação? O Projeto deu errado? Faltou mais esmero na hora da criação?



3º E com relação aos animais. O que fizeram pra merecer o castigo, que deveria ser só para os humanos? E diante do texto, onde Noé teve que separar pares de animais, fiquei imaginando o trabalho que deu. Imaginem: Separar inúmeros mamíferos de várias espécies, insetos que existem milhares de espécie, repteis, anfíbios e aves. Com certeza não foi fácil.
Já pensou se fosse com você esse pedido, em que Deus diria: “construa uma arca, e junte pares de animais e embarque com eles e tua família, pois só assim se salvará da minha punição a todos os seres viventes. Como ficaria seu coração sabendo que várias pessoas morreriam afogadas, e com certeza muitas crianças? O que você pensaria de um Deus que mesmo poupando sua vida estaria exterminando tantas outras?



A minha única conclusão desse texto bíblico é de que a exterminação da humanidade foi mais um erro, pois como Deus estava desgostoso com sua criação por ter visto tanta violência, acabou que a geração que sucedeu Noé continua fazendo as mesmas coisas da anterior. O sacrifício de tantas vidas não valeu de nada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Argumentos muito fortes e pertinentes o seus,parabéns pela análise crítica destes textos, que tenho certeza iluminar ou pelo menos levantar a possibilidade de que outras verdades sejam analisadas ou refletidas por outras pessoas,e mesmo que não sejam convencidas dos fragmentos aqui discutidos tenham pelo menos a chance de conhecerem outras vertentes que nao a da Igreja.

Laerte Paiva

MASA disse...

amigo, eu saí do grupo de estudos da bíblia na escola (SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA/RJ) por causa desses questionamentos...são insustentáveis as "versões" dadas por padres e pastores...