quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O LADO DA BÍBLIA IV

por Valden Rocha
Em Genesis 22, Deus põe Abraão à prova. Deus o chamou e disse:

“.....Pegue agora Isaque, o filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali na montanha que eu lhe mostrar, queime seu filho como sacrifício......”
“.....Quando chegaram ao lugar onde Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarou Isaque (filho) e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Em seguida pegou a faca para matá-lo........”
“....Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus....”

O fim dessa história é que Deus chama Abarão e impede que ele mate o filho, pois isso era a prova que Deus precisava para saber que Abraão o temia.
Para muitos esse relato “sagrado” revela uma relação de temor, amor, confiança plena em Deus.

Como faço sempre vou deixar algumas inquietações.

1. Sendo Deus sabedor de todas as coisas, por que precisou pedir uma prova dessas a Abrãao?
2. Imaginem a condição dessa criança amarrada e vendo seu pai com uma faca para sacrificá-lo? Que imagem levaria para o resto da vida?
3. Por que Deus deseja tanto que as pessoas o temam?

È difícil acreditar que os valores, a incontestável bondade de Deus, o amor que Ele tem por tudo que criou, o levasse a pedir tal prova de respeito para um ser humano como Abrãao.
É inconcebível tal pedido, é de uma perversidade sem precedentes, ter que colocar um pai a tal prova, e depois de todo cenário de horror preparado, e no fim dizer: PARE FOI SÓ UMA BRINCADEIRINHA, EU JÁ SABIA, VOCÊ PASSOU NO TESTE DE FIDELIDADE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, sempre achei essa atitude um ato Terrorista.