segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O LADO B DA BÍBLIA

Certo dia no trabalho em um momento de descontração, eu e meus amigos comentávamos sobre o que fazíamos nos momentos de ócio, quando estávamos em casa, e um dos comentários que fiz tornou-se motivo de brincadeira, pois comentei que antes de dormir tenho o hábito de ler pelo menos um par de paginas de um bom livro, e a partir desse comentário, os amigos, para fazerem chacota, dizem para todas as outras pessoas que não participaram da conversa, que eu todos os dias leio em torno de duas a três horas ininterruptas, e que sou um leitor voraz. Na verdade adoraria ter essa capacidade de concentração e tempo disponível, pois com certeza estaria aproveitando o meu tempo com mais sabedoria.
Mais o que eles não sabem é que antes da minha leitura noturna diária, não esquecendo que são somente trinta ou quarenta minutos, eu busco na TV algo de interessante pra assistir, mais como sempre, todos os dias a maioria dos canais aberto só transmitem programas religiosos, e acabo me rendendo a tais programações, e sempre que estou assistindo vejo os pastores ou padres buscando arrebanhar mais “ovelhas” para seu pastoril, com o objetivo de salvar suas almas e oferecer o paraíso celestial. E sempre vejo que um dos passaportes para tal caminho está nas escrituras sagradas, onde esses sacerdotes fazem questão de está sempre citando trechos bíblicos que pregam a paz, o amor, a esperança, a moralidade e a tolerância. Confesso que fui tentado a iniciar uma leitura da Bíblia, pois tinha ganhado uma da minha mãe e nunca havia sequer paginado.
Dispus-me a iniciar a leitura da bíblia pelo inicio, pois sempre achei estranho o que pastores e padres sempre fazem, pegam uma trecho e desvincula do contexto anterior ou posterior do que trata o assunto.
Na verdade vou citar trechos aqui, que me causaram uma sensação de que durante anos ouvi somente o lado bom deste livro e que está me trazendo uma inquietação e uma vontade grande de expor o que não vejo nas TV’s ou nas pregações que já fui.
Hoje iniciarei no Blog, a postagem de inúmeros trechos da Bíblia que normalmente se evita comentar nas congregações. E que vou chamar de :

O LADO B DA BÍBLIA

A desobediência de Eva e o castigo de Deus a todas as mulheres.
Gênesis 3
“Para a mulher Deus disse:
Vou aumentar o sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso você terá desejo de estar com seu marido, e ele a dominará.”
1º Por que Deus teve que castigar todas as mulheres? Por conta de uma única mulher minha mãe, minha irmã, minha esposa, minhas futuras netas vão ter que pagar por isso? É justo?
2º Mesmo com o pecado de Adão, ainda assim todos os homens foram “agraciados” em dominar as mulheres. Tá certo?

Caim e Abel

Gênesis 4
Antes de citar a passagem, lembro que Caim matou Abel por inveja e ciúmes da predileção de Deus por Abel, pois Deus recusou as ofertas de Caim.
Deus castiga Caim, dizendo que ele andará pelo mundo sempre fugindo, mais Caim protesta ao receber a punição e tenta convencer Deus do pesado fardo da que terá que carregar.

“Caim disse ao senhor:
Eu não vou agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra . Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai quere me matar.
Mas o Senhor respondeu:
Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança.”
1º imaginemos que alguém matasse Caim, e por isso sete pessoas da família do algoz de Caim morressem para pagar o crime desse parente. Imagine isso nos dias de hoje em uma matéria de um periódico ou um telejornal?
2º Por que, que as vezes o castigo a inocentes é muito pior do que para quem cometeu o pecado?

Um comentário:

MASA disse...

porra, se adão e eva eram os primeiros, caim e abel seus filhos, de onde vieram os filhos da puta que matariam esse corno rebelde e invejoso (não há nada pior que uma bicha doida invejosa, querendo rasgar teu vestido, né não, amigo?????